top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Elisa Lustosa

Estamos todos no mesmo barco

“Estamos unidos, levados pelo mesmo planeta, tripulantes da mesma nave."

Terra dos Homens de Saint-Exupéry


Você já deve ter ouvido a expressão “estamos todos no mesmo barco”, e de fato isso faz sentido e era algo que o piloto e escritor Saint-Exupéry acreditava também. A humanidade, em todo o seu processo de evolução teve muito mais sucesso se unindo e compartilhando ideias e experiências.


O nosso planeta, é esse grande barco que nos faz ter algo em comum, mas mais do que isso, compartilhamos do mesmo país, mesma cultura, e outras características que nos definem como sociedade. Mas, podemos observar que com o passar dos anos, a empatia vem se perdendo junto à outros valores e princípios. Hoje pensa-se muito mais no “eu” e quase nunca no “nós”. Nos esquecemos que cada um precisa do próximo, precisamos do padeiro para levarmos o pão para nossa mesa à cada manhã, precisamos do motorista do ônibus para nos levar ao local de destino, e assim por diante.


Muitas situações que hoje acontecem no mundo poderiam ser evitadas se nos preocupássemos mais com o nosso bem coletivo. É claro que é impossível concordar em tudo com nosso próximo, cada pessoa compartilha de um pensamento, mas o respeito deve ser o principio primordial. Uma pessoa pode preferir a cor azul e a outra achar o amarelo muito mais bonito e não há nada de errado com isso! No fim das contas, o assunto não é sobre cores e sim sobre como podemos ser diversos e usar isso a nosso favor.


São esses valores e princípios que hoje em dia se tornarem muito mais raros e valiosos, além da empatia, termos respeito, ética e preocupação com o mundo a nossa volta.


Como disse Saint-Exupéry, “estamos unidos”, mas tem todos se deram conta disso e a força que temos. Que tal exercitarmos a empatia e trabalhar, cada um à sua maneira de tornar o nosso mundo melhor?


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page