La Grande Vallée   

No início, este local chamava-se "Fazenda São José do Magé e Ribeirão". Em 1912, a fazenda foi vendida para o Sr. Augusto de La Roque, que costumava receber alguns franceses, entre eles, os experientes pilotos Jean Mermoz e Marcel Reine. Os aviadores gostavam do clima fresco da montanha e de fazer longas cavalgadas pelo vale e proximidades, tanto que o piloto Marcel Reine resolveu comprar a propriedade dos herdeiros de Augusto de La Roque.

Em homenagem a sua terra natal, Reine apelidou a fazenda de "La Grande Vallée" e fez dela um reduto de seus convidados, entre os quais seu camarada Antoine de Saint-Exupéry e alguns intelectuais brasileiros da época, como Alceu Amoroso Lima e Augusto Frederico Schmidt.

Durante as escalas, entre um voo e outro, os amigos pilotos descansavam na propriedade de Marcel, em vez de usar o alojamento da base aérea do Campo dos Afonsos (RJ). Porém, em 1938, Marcel Reine foi transferido e passou a atuar na linha Natal-Dakar. A fazenda, por sua vez foi vendida e loteada. A sede foi adquirida pela família do atual proprietário, José Augusto C. Wanderley, que hoje zela minunciosamente pela preservação da memória dos aviadores franceses na região, tendo transformado a casa num memorial também dedicado ao Pequeno Príncipe.

Seu acervo possui diversos documentos, fotos, recortes jornalísticos, obras literárias e objetos decorativos relacionados à obra, ao escritor e ao antigo dono, Marcel Reine.

Texto adaptado

Visite

Estrada do Ribeirão Grande, 102

Itaipava - Petrópolis

Km 57 da BR 040 sentido Rio de Janeiro.

Ligue

T: +55 24 2222.1388

C:+55 21 99354.3179 

  • facebook
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com