O último voo de Saint-Exupéry

   Em 31 de julho de 1944, o autor decolava de Córsega para o que seria seu último voo. A bordo de um P-38 Lightning Spitfire – Caça bimotor fabricado pela Norte-americana Lockheed –, o autor sobrevoava a França oriental em um voo de reconhecimento e observação fotográfica para preparar o desembarque em Provence, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, ele nunca retornou à sua base.

   Durante mais de 50 anos o mistério ficou intacto. Até que, em 1998, um pescador chamado Jean-Claude Bianco encontrou um bracelete no oceano, na costa de Marselha. Ao limpar o objeto, encontrou dois nomes gravados: Antoine de Saint-Exupéry e Consuelo. 

   Porém, a localização do avião se deu somente em 2003, graças à persistente investigação do submarinista francês Luc Vanrell e do fundador da associação de busca de aviões perdidos durante a guerra, Lino von Gartzen. Eles encontraram próximo ao local onde havia sido “pescada” a pulseira destroços de um avião que era utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Através do número de série impresso na aeronave foi possível identificar que era mesmo o avião do autor.

   O fato mais interessante, porém, é o relato do piloto que foi responsável pela queda do avião de Saint-Exupéry. Ele se chamava Horst Rippert, e pilotava um caça modelo Messerschmitt Bf 109. Ele diz: “Se soubesse que era ele, não teria disparado”. Rippert havia lido alguns livros do autor, e era fã de suas histórias. Ao saber do seu desaparecimento, dias depois do abate, desconfiou ter sido ele seu algoz. A consciência pesou e ele se culpou durante anos, apesar de não ter declarado nada publicamente até receber uma ligação de von Gartzen.

“Eu derrubei o avião de Antoine de Saint-Exupéry e nunca fui capaz de me perdoar. Nesse dia, abati o mais amigo de meus inimigos”

   Assim termina um dos mais intrigantes mistérios da história da aviação. Para conhecer mais detalhes sobre a história, basta acessar as fontes indicadas abaixo.

 

Fontes:

http://www.aviation-history.com/airmen/exupery.htm

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u71363.shtml

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL352176-7084,00-AVIAO+DO+AUTOR+DE+O+PEQUENO+PRINCIPE+FOI+DERRUBADO+POR+UM+CACA+ALEMAO.html

http://seuhistory.com/noticias/alemao-confessa-depois-de-64-anos-eu-derrubei-o-aviao-de-saint-exupery

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL397048-5602,00-ARQUEOLOGOS+FICAM+PERTO+DE+DESCOBRIR+PARADEIRO+DE+SAINTEXUPERY.html

http://www.nautilus.com.br/clientes/backup_pontes/leituras/2008/exupery.htm

https://germanwarmachine.com/weapons-technology/aircraft/messerschmitt-bf-109

Jean-Claude Bianco e o bracelete

Messerschmitt Bf 109

Saint-Exupéry a bordo do seu P-38 Lightning 

P-38 Lightening Spitfire

Visite

Estrada do Ribeirão Grande, 102

Itaipava - Petrópolis

Km 57 da BR 040 sentido Rio de Janeiro.

Ligue

T: +55 24 2222.1388

C:+55 21 99354.3179 

  • facebook
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com