Origem do livro "O Pequeno Príncipe"  

A obra "O Pequeno Príncipe" foi escrita na cidade de Nova York (em plena Segunda Guerra Mundial), durante o afastamento do autor e aviador Antoine Saint-Exupéry de sua terra natal, a França.

 

A publicação original (em 1943) foi lançada nos Estados Unidos e Canadá, nas versões encadernada em inglês (525 exemplares numerados à mão e assinados pelo autor) e encadernadas e em brochura, no idioma francês (260 exemplares no total - igualmente numerados e assinados).

 

Segundo historiadores, ainda em 1943, Saint-Exupéry passou uma procuração para seu agente encarregando-o de administrar os direitos autorais de sua obra durante sua ausência. O escritor viajou em seguida para o norte da África junto com o exército americano, para lutar contra a ocupação alemã. O que o levou a não assistir o lançamento de seu livro, contudo não deixou de escrever e ligar pedindo notícias de sua obra.

 

Os franceses só vieram conhecer o livro “O Pequeno Príncipe” em 1946, numa versão encadernada (12.750 exemplares), porém como uma obra póstuma (Exupéry desapareceu em 1944 quando sobrevoava o mar do Mediterrâneo).