"[...] pode parar de procurar – fui eu quem derrubou Saint-Exupéry"

 

   Assim terminou a busca pelo algoz do autor, em 2003. Horst Rippert era nome do piloto alemão que conduzia o seu Messerschmitt Bf 109  no dia 31 de julho de 1944.

Como ele contou aos pesquisadores Luc Vanrell e Jacques Pradel, Exupéry voava descuidadamente na região de Toulon, quando foi avistado por Rippert. Seu pensamento inicial foi que teria de abatê-lo, sendo Rippert alemão, que servia a Luftwaffe, durante a Segunda Guerra Mundial.

   O autor foi atingido nas asas e logo caiu no mar para desaparecer por quase 60 anos, até a descoberta dos destroços do avião, em 2003.

   Todos esses fatos fariam parte de uma história comum sobre a Segunda Guerra, não fosse o piloto do P-38 o autor do segundo livro mais vendido no mundo - O pequeno príncipe -, e o algoz um leitor e fã do autor desde a juventude!

   Ao ser questionado pelos pesquisadores, e autores do livro  Saint-Exupéry, o último segredo (2008), Horst Rippert mencionou a frase citada no título deste artigo, e se disse nada orgulhoso do feito. Mencionando, inclusive, que se soubesse ser Saint-Exupéry o piloto do P-38 naquela noite, não o teria abatido.

“Em nossa juventude, na escola, todos nós líamos seus livros e adorávamos. Ele sabia descrever o céu maravilhosamente, os sentimentos e pensamentos dos pilotos. Seu trabalho levou muitos de nós para a profissão. Me disseram mais tarde que poderia ter sido Saint-Exupéry. Que desastre. ‘O que você fez?’ disse para mim mesmo.”

    Após a Segunda Guerra, Rippert viveu em Berlim, e se dedicou ao jornalismo esportivo, tendo coberto oito Jogos Olímpicos e três Copas do Mundo. 

     Rippert faleceu em 19 de abril de 2013.

Lightening P-38 de Saint-Exupéry

Foto: Segundaguerra.org

Messerschmitt me 109. Avião de Horst Rippert.

Foto: http://armasvoadoras.blogspot.com.br

Visite

Estrada do Ribeirão Grande, 102

Itaipava - Petrópolis

Km 57 da BR 040 sentido Rio de Janeiro.

Ligue

T: +55 24 2222.1388

C:+55 21 99354.3179 

  • facebook
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com