O amigo Henri Guillaumet

    No dia 29 de maio de 1902 nascia Henri Guillaumet, um dos mais queridos e próximos amigos de Saint-Exupéry, a quem foi dedicado o livro Terra dos Homens, lançado em 1939.

    Guillaumet nasceu em Bouy, Marne. Foi pioneiro da aviação francesa nos Andes, no Atlântico Sul e no Atlântico Norte. Ele contribuiu para a abertura de inúmeras novas rotas e é considerado por alguns como o melhor piloto de sua época. "Eu não conheci maior", disse Didier Daurat, dono da Aèropostale.

    Guillaumet carregava o correio entre Argentina e Chile. Na sexta-feira, 13 de junho de 1930, ao cruzar os Andes pela 92ª vez, ele capotou o seu Potez 25, após um pouso forçado devido ao mau tempo, na Laguna del Diamante em Mendoza, Argentina. Caminhou 4 dias pela neve, enfrentando uma temperatura de -30º. Embora tentado a desistir, ele persistiu enquanto pensava em sua esposa, Noëlle, até o dia 19 de junho, quando foi resgatado por um menino de 14 anos chamado Juan García. A preocupação do piloto era que, caso morresse e seu corpo não fosse encontrado, sua família não receberia o dinheiro do seu seguro. Essa façanha fez com que ele se destacasse entre as "estrelas" de Aèropostale.

    A seu amigo Antoine de Saint-Exupéry, que tinha ido buscá-lo, ele disse: "Ce que j'ai fait, je te le jure, aucune bête ne l'aurait fait" (O que eu fiz, cara, juro, bicho nenhum faria) Saint-Exupéry conta a aventura de Guillaumet em seu livro Terra dos homens, de 1939 (também traduzido para o inglês como Wind, Sand and Stars).

    Depois de várias travessias no Atlântico Sul, foi nomeado diretor-geral da Air France.

    Em 27 de novembro de 1940, ao voar para a Síria com Jean Chiappe, o novo Alto Comissário francês para o Levante, seu avião de quatro motores Farman F.220 NC.2234 Le Verrier foi abatido por engano por um combatente italiano sobre o Mar Mediterrâneo. Junto com ele, estava também o piloto Marcel Reine, que perdeu a vida, aliás, como os demais tripulantes e passageiros.

    Em 1995, o Futuroscope homenageou Guillaumet com um filme 3D IMAX de Jean-Jacques Annaud, Asas da Coragem.

 

Referências:

http://www.antoinedesaintexupery.com/henri-guillaumet-1902-1940

http://www.argentina-excepcion.com/guide-voyage/aeropostale/accident-guillaumet-andes

http://infograficos.oglobo.globo.com/rio/bairros/antoine-de-saint-exupery-e-outros-aviadores-que-voce-nao-sabia-que-tinham-a-ver-com-petropolis/henri-guillaumet-14059.html#description_text

http://www.taringa.net/posts/info/18420790/Anos-atras-murio-el-Principito-y-el-mundo-como-si-nada.html

Visite

Estrada do Ribeirão Grande, 102

Itaipava - Petrópolis

Km 57 da BR 040 sentido Rio de Janeiro.

Ligue

T: +55 24 2222.1388

C:+55 21 99354.3179 

  • facebook
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com