Exupéry: Cinema e TV

Antoine Saint-Exupéry teve algumas de suas obras retratadas pelas telas de cinema e TV desde 1930. É o caso de “Vol de Nuit” (Voo Noturno), dirigido por Clarence Brown, roteiro de Olivier Garret e elenco de grandes astros: Clark Gabe, John Brrymore, Robert Montgomery, Helen Hayes e Myrna Loy. No enredo o ator John Brrymore vive o personagem Rivière, criado por Saint-Exupéry e inspirado em Didier Daurat (diretor da companhia Aérea Latécoère).

 

Em 1936, o escritor e aviador Saint-Exupéry forneceu o roteiro de Anne Marie (história de uma jovem engenheira da aviação civil apaixonada e seus muitos admiradores) para o diretor Raymond Bernard.

 

Em 1937, “Currier do Sud” chegava às telonas com a direção de Pierre Billon, com a história de um piloto de carreira que procura auxiliar sua prima, mas é morto por rebeldes no deserto (algumas cenas do filme foram gravadas no sul de Marrocos).

 

Em 1974, uma coprodução dos Estados Unidos e Reino Unido trouxe para as salas de cinema um filme musical baseado na obra O pequeno Príncipe (1943). Dirigido e produzido por Stanley Donen, a obra cinematográfica contou com um elenco repleto de renomados coreógrafos e a participação do consagrado ator Gene Wilder. O musical foi indicado ao Oscar nas categorias: "Melhor Canção Original" e "Melhor Trilha Sonora Adaptada" e vencido o 32° Globo de Ouro (1975) na categoria: "Melhor Trilha Sonora Original" (recebendo indicação para: "Melhor Canção, Filme comédia/musical e Ator revelação), a obra cinematográfica sofreu inúmeras críticas.

 

Em 1978, a obra O Pequeno Príncipe foi adaptada para a TV, na série japonesa “As aventuras do Pequeno Príncipe”, com 39 episódios no total. Produzido pelo estúdio de animação Alshurq Aladna Company e Knack Productions, dirigido por Kôji Yamazaki e Takeyuki Kanda, através dos produtores Hiromichi Shigegaki e Hiroshi Hashioka.

 

Em 2010, Olivier D'Agay (sobrinho-neto de Saint-Exupéry) e a equipe de produção dos estúdios Method Animation e DQ Entertainment apresentaram o resultado do trabalho de décadas: a série de animação digital "O Pequeno Príncipe" (atualmente, exibida em mais de 150 países). Com 52 episódios, a série recebeu o prêmio de Melhor Programa Infantil da França (Lauriers Jeunesse e da la Télevision 2010), o troféu de Melhor Produção Infantil a Europa e o de Melhor Trilha Sonora (Festival Cartoon on the Bay - Itália, 2011).

 

Em 2015, a animação “O Pequeno Príncipe” estreou na 68.ª edição do Festival de Cannes (na seleção oficial, fora de competição) depois de cinco anos e meio de produção. Com direção de Mark Osborne (conhecido pelos prêmios que ganhou com a direção do filme “Kung Fu Panda” e a série “Bob Esponja Calça Quadrada”), a obra cinematográfica usa animação digital na trama principal e a técnica de stop motion para a narrativa do livro.

Visite

Estrada do Ribeirão Grande, 102

Itaipava - Petrópolis

Km 57 da BR 040 sentido Rio de Janeiro.

Ligue

T: +55 24 2222.1388

C:+55 21 99354.3179 

  • facebook
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com