Raid Latécoère 2014

Criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse (França), a empresa de correio aéreo francês foi pioneira nesse seguimento. Seus pilotos enfrentavam condições extremas para a época. Atravessaram heroicamente as montanhas da França, o deserto do Saara, o oceano Atlântico e as florestas da América do Sul para entregar o correio.

 

No Brasil, a companhia possuía 11 escalas, de Norte a Sul: Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, além da base de hidraviões em Fernando de Noronha.

 

Em 2014, La Grande Vallée recebeu os membros do "Raide Latécoère 2014" (pilotos que realizam voos de longo percurso, refazendo as escalas da Aéropostale - Correio Aéreo Francês). O evento recebeu apoio da Prefeitura de Petrópolis, do MUSAL (Museu Aeroespacial - RJ) e total colaboração da tradutora e pesquisadora Mônica Cristina Corrêa (representante oficial da Succession Saint-Exupéry em SC, representante da Fondation Raid Latécoère e presidente da AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil), inclusive tendo acompanhado os pilotos nas cidades de Pelotas (RS), Florianópolis (SC), Santos (SP) e Natal (RN).

 

Em todas as cidades, os membros do “Raid Latécoère 2014” visitaram os vestígios da antiga companhia e fizeram um inventário dos mesmos para a criação de um dossiê de tombamento, além de abrir exposições temáticas sobre a história da companhia aérea.

 

A equipe contou com cinco pilotos: o francês Hervé Berardi (comandante da expedição e presidente da Fundação Latécoère), as francesas Carole Descazeaux (piloto-chefe) e Sévérine Frachon, e os ingleses Robin Wicks e Derek Alway. Acompanharam o grupo as francesas: Marie-Cecile Desalbres (que tratava da logística da viagem) e Meliane Rocher (que registrava a viagem em vídeo).

Membros do Raid Latécoère

Folder de divulgação do Raid

José Augusto, Mônica Cristina, Prefeito de Petrópolis e membros do Raid

Visite

Estrada do Ribeirão Grande, 102

Itaipava - Petrópolis

Km 57 da BR 040 sentido Rio de Janeiro.

Ligue

T: +55 24 2222.1388

C:+55 21 99354.3179 

  • facebook
  • w-googleplus

© 2023 by Adviso  & coOrgulhosamente criado por Wix.com