top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria Elisa Lustosa

4 de Agosto - Dia do Selo

*Essa semana comemorou-se o Dia do Selo!*


Os selos postais tem grande importância para o setor postal que garantem a legitimidade das correspondências.


No ano de 1993, foi criada pelo Banco da França uma cédula de 50 francos com a imagem do piloto e autor do livro “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry e seu principezinho. Mas em razão de um acordo feito por países da União Europeia, as notas foram substituídas pelo Euro, que pena!


Uma curiosidade, é que Saint-Exupéry também teve seu rosto estampado em selos do Senegal – África, em uma série especial de 1989, na França – seu país de origem – também na Argentina, Croácia, Hungria e Brasil. Seu avião foi homenageado nos selos do Marrocos.


Não podemos esquecer que outros pilotos franceses foram homenageados, como Jean Mermoz e o pioneirismo de Georges Latécoére, como destaque pela missão de Mermoz na entrega dos correios aéreos pela França, Espanha, África, e posteriormente seu grande desafio, a América do Sul, iniciando, claro, pelo Brasil com suas 12 escalas, fazendo com que uma carta chegasse com o prazo reduzido a 70% do tempo que levaria com os antigos navios empregados.


Assim como Saint-Exupéry, Georges Latécoère, Jean Mermoz, e outros pilotos são lembrados pela sua bravura e coragem por terem sido pioneiros da aviação francesa, as notas e selos são uma forma de reconhecimento no mundo inteiro como pode-se perceber pela nacionalidade dos mesmos.


Inclusive, recentemente, também comemorou-se o aniversário de 150 anos de Santos Dumont, outro importantíssimo piloto, que também ganhou um selo comemorativo lançado pela FAB, Força Aérea Brasileira. O selo, traz a imagem do Pai da Aviação com a Bandeira Nacional ao fundo, o que representa a união das raízes de um sonho que nasceu na mente do brasileiro e ganhou o mundo através dos frutos da sua genialidade. A arte mostra, ainda, a aeronave 14-Bis saindo da Bandeira do Brasil como representação de seu voo, no ano de 1906, no Campo de Bagatelle, além de uma moderna aeronave Embraer-190, em referência à ciência e à tecnologia.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page