Você Sabia?
Antoine de Saint-Exupéry foi um gênio incomparável. Ele tinha 8 ocupações: matemático, filósofo, jornalista, ilustrador, poeta, escritor, aviador, inventor e nas horas vagas ele também arriscava truques de mágica.
Durante sua infância, sobressaía a curiosidade sobre motores, trens e aviões. Aos 12 anos, Antoine voa pela primeira vez, seu "batismo do ar" em Ambérieu.
Já adulto, Saint-Exupéry foi piloto da Latécoère, e naquela época, não havia uma engenharia apurada para a construção dos monomotores, e segundo os estudos de José Augusto Wanderley, proprietário da La Grande Vallée, utilizava-se como grande utilidade as suas observações e relatos dos próprios pilotos. Ao retornarem de suas missões, entregavam relatórios aos seus supervisores, o que na maioria da vezes eram aperfeiçoadas à mecânica de seus aviões. O próprio Saint-Exupéry, com toda a sua habilidade em invenções foi fornecedor de várias sugestões.
É importante destacar que Saint-Exupéry era um excelente negociador, o que podemos atribuir as suas habilidades. Ninguém melhor que ele para negociar com os mouros rebeldes para a libertação dos seus camaradas pilotos que frequentemente acabavam sofrendo acidentes na região da África, como Marrocos, Mauritânia e Senegal.
O que também facilitava essas negociações por ele ter sido administrador de uma unidade da empresa no Marrocos, na Argentina e também por ter sido embaixador da Air France no período de Pré Segunda Guerra Mundial. Diante de tantas invenções notáveis, ele recebeu o título póstumo de engenheiro em 2012, 68 anos depois de sua morte.
Clique nos botões ao lado para conhecer mais invenções do Sant-Exupéry:
